Evitando riscos: armazenagem produtos químicos deve ser feita de maneira segura
Profissionais que lidam com produtos químicos em seu dia a dia de trabalho precisam lidar com a gestão e armazenagem produtos químicos evitando qualquer tipo de risco que o uso incorreto possa trazer, já que os produtos químicos podem causar muito mal ao ser humano, se administrados de forma incorreta. Uma das maiores preocupações é verificar a compatibilidade dos produtos, evitando, assim, reações indesejadas entre eles.
Tipos de produtos químicos
Quando se trata da armazenagem produtos químicos uma das primeiras etapas de separação é entender quais são os tipos de produtos. O ideal é que a armazenagem produtos químicos seja feita em quantidades mínimas, evitando maiores riscos. Para líquidos, a quantidade recomendada é de um a dois litros. Produtos em estado sólido que não são reativos podem ser armazenados em até um quilo. Para agentes sólidos reativos, a recomendação é que não se armazene mais que alguns gramas. Os produtos podem ser categorizados em:
Tóxicos;
Explosivos;
Corrosivos;
Inflamáveis;
Radioativos.
Os produtos classificados como tóxicos são aqueles que oferecem risco de envenenamento em caso de contato com o corpo humano, seja por ingestão, toque ou inalação. Os materiais explosivos são aqueles que liberam gases ao serem queimados. Agentes corrosivos são aqueles que destroem tecidos como a pele. Os produtos inflamáveis facilitam a combustão e os radioativos emitem radiação. Todos esses agentes devem obedecer aos padrões de armazenagem produtos químicos estabelecidos por órgãos como a vigilância sanitária.
Dicas de armazenagem
Alguns itens de segurança são fundamentais quando o assunto é a armazenagem produtos químicos e não pode ser deixados de lado. A ventilação do local é um dos principais tópicos a ser observado para evitar o acúmulo de gases dentro do ambiente. Outro item é a refrigeração demandada por algumas substâncias. Cabe a quem está fazendo a armazenagem produtos químicos verificar se o produto usado precisa dessa refrigeração. O local também deve conter extintores de incêndio compatíveis com o material guardado dentro do espaço. É essencial também que o local seja iluminado e tenha a devida sinalização no que diz respeito a saídas de incêndio e alerta para os riscos oferecidos no local de armazenagem produtos químicos.