Como fazer o transporte de alimentos preparados? Tudo que você precisa saber!
Seja pelo delivery ou em grandes empresas, o transporte de alimentos preparados deve seguir uma série de cuidados para manter a integridade e qualidade dos alimentos. Além da saúde, esse tipo de procedimento é necessário para manter as refeições ou alimentos cheios de sabor. Neste texto, você encontra as informações essenciais para a realização desse processo e tudo que envolve o transporte de alimentos preparados. Confira!
Como é o transporte de alimentos preparados?
Assim como citado acima, os cuidados com o transporte de alimentos preparados são essenciais para manter o sabor, integridade e saúde dos alimentos. Para isso, foram criados regulamentos que ajudam a manter esse cuidado redobrado. A estrutura para o transporte deve contar sempre com um ambiente de temperatura controlada, como em caixas isotérmicas (isopor ou hot box) com temperatura ideal para quentes de 60 ºC e frios menos de 5 ºC. A embalagem dever ser sempre individual, isso ajuda a conservar ainda mais a estrutura da refeição.
Se para o transporte de alimentos preparados for usado carros ou caminhões, o uso paletes, listrados ou esteiras é indispensável. Afinal, em nenhuma circunstância ele deve entrar em contato direto com o solo do veículo e junto aos alimentos não pode haver nenhum tipo de produto ou substancia estranha, de preferência apenas os alimentos.
Fique de olho...
Todas essas especificações são necessárias para evitar uma série de complicações, que o armazenamento incorreto dos alimentos, pode trazer. Desde problemas simples a questões mais sérias, a saúde pode ser afetada por isso é sempre importante manter todos esses requisitos em dia. Um exemplo disso, presente em todo tipo de alimento, são as embalagens que também seguem uma regulamentação, contendo sempre as informações de:
- Produtor;
- Forma de preparação;
- Prazo de validade;
- Data e hora da fabricação.
Essas informações ajudam no controle, tanto em empresas quanto em nossas casas, da qualidade dos produtos que passam pela nossa cozinha. No transporte de alimentos preparados, essas informações são essenciais para a logística correta e o cumprimento de todas essas especificações, levando em conta que cada produto possui suas especificações, assim fica mais fácil e seguro cuidar dos alimentos e do transporte de alimentos preparados.